Soluções econômicas para engenharia!

Os efeitos da influência da escada de Penrose na construção

21 de junho de 2022 Nenhum comentário

As escadas conectam o físico e mental da construção, com a tecnologia dos softwares ficou mais fácil desenvolver essa ponte nos projetos.

É estranho pensar em escadas de uma forma diferente, não é mesmo? Afinal elas simplesmente servem para subir ou descer, mas talvez essa praticidade não fique apenas nessa função básica e familiar. 
As escadas são um elemento da construção de total interesse nos projetos, a habilidade de criar algo que possibilita o movimento de um nível para outro pode ser algo familiar ou extraordinário, tudo vai depender de pequenos ajustes e ângulos para separar essas experiências. A fixação com as escadarias, não é de agora que os graus de ilusão criam essa sensação de distorção de ótica e na percepção do espaço ao redor. 

Essa é uma herança sobre reflexões do passado, baseadas em perspectivas circulares e a ideia inusitada de descer e subir até o infinito e além. E acredite ou não, em 1959 dois matemáticos Lionel e Roger Penrose apresentam o conceito de bidimensionalidade em dupla, sendo conhecido também como a Escada de Penrose. 
Por mais que escadas diferenciadas possam ser consideradas contemporâneas, desde essa época a visão do observador é destacada, para guiar ele através de um loop eterno, sendo impossível sair da escada. O objetivo é violar a geometria básica, já que quando você completa a volta nos degraus, ao mesmo tempo, estaria voltando ao lugar de partida. 

A princípio parece uma concepção estranha, ainda mais para construir e tirar isso do papel ou agora do que é projetado nos softwares de cálculos estruturais, por exemplo. Mas a verdade é que muitos artistas e profissionais, começaram a usar essa concepção como fonte de inspiração nos processos criativos, com a intenção de formar ambientes, objetos e espaços com cenas que antes poderiam ser consideradas impossíveis. 
Desta maneira, as escadas se tornam muito mais do que já foram algum dia projetadas para fazer mais do que o básico, o padrão de labirintos em várias direções e com figuras que podem dar a impressão de calma ou aversão, são adaptadas às formas que os clientes forem enxergando diante do resultado final. 

Hoje em dia ainda usamos esse princípio na hora de projetar ou construir, mesmo que o aspecto familiar esteja acentuado se olharmos mais de perto, os ângulos que desafiam até a gravidade vão estar presentes. Isso aconteceu, porque ao longo de toda a história a arte e a construção sempre se misturaram, construindo a realidade e a ilusão como os arcos que são acrescentados juntos com as escadas, trazendo a beleza da fantasia imaginada com o real.
Tanto que as ferramentas e recursos tecnológicos, como os programas de engenharia, arquitetura e design continuam estudando a escada de Penrose. A meta é descobrir como algo tão material pode influenciar tanto no campo da imaginação, ficando presente na tridimensionalidade.

Essas peças construídas só funcionam se estiverem juntas, já que uma escada sozinha não faz ilusão. Sendo assim, a escada de maneira individual oferece o clássico caminho claro e nítido, mas quando existem outras formas e direções permite inúmeras possibilidades chegando até a uma certa qualidade espacial como um jeito de complementar o vazio.
Uma série de tipos de escadas, pontes interligadas e plataformas estão sendo incorporadas a projetos de moradias, edifícios, residências, condomínios trazendo o inovador para ser usado e aplicado com naturalidade ao cotidiano. Os acessos complexos de movimento, tornam as escadas um método de se orientar pelas estruturas, dando a oportunidade de aproveitar todas as variações da mesma obra. 
Este é um marco, de como as escadas de Penrose impactam não apenas nos projetos, mas na maneira como encaramos a profundidade e detalhes do que está diante dos nossos olhos. Não importa se você prefere o ousado ou o tradicional, nas fases de criação dos rascunhos de cada construção as escadas de Penrose vão estar lá!

A maneira mais eficaz de você dominar essa técnica, é conhecendo os seus materiais de trabalho. Percebeu que precisa de uma ajudinha, a construir escadas revolucionárias? Conte com as Soluções CAD que nossos softwares de alta categoria, que vão te ajudar a domar todos os desafios de todos os lados!

Deixe um comentário