Soluções econômicas para engenharia!
Com twinmotion você pode renderizar seus projetos com gráficos realistas.

Tudo que você precisa saber sobre texturas no Twinmotion!

24 de agosto de 2022 Nenhum comentário

Um mapa de textura bem feito, pode deixar seus projetos com uma cara muito mais profissional.

O TWINMOTION é sem dúvidas o melhor e mais completo software de renderização 3D do mercado, mas para que os resultados atinjam esse nível de qualidade é necessária uma vasta galeria de texturas realistas.

O software contém, em sua galeria, uma gama gigantesca de variedades, que gera uma maior flexibilidade ao usuário na hora de montar seus cenários.

E não é só isso, ele também te permite criar texturas do zero para que elas se adaptem melhor ao seu trabalho, dando uma aparência mais profissional e aquele toque autoral nos seus projetos!

Mas você sabe como elas funcionam? O que as faz terem essa qualidade tão alta?

Em computação gráfica, existe um termo chamado de “mapas de textura”, que são imagens mapeadas na superfície de um objeto 3D para controlar propriedades variadas dos materiais, como cor e brilho.

Com o TWINMOTION não é diferente, o programa também faz uso dos mapas, sendo eles:

Diffuse map ou Albedo: define a cor principal e o padrão da superfície. 

Roughness map: cria as informações de reflexo. 

Bump map: define as informações de relevo.

Normal map: dá relevo ao material PBR. 

Metallic map: esse mapa apenas define o que é metal e o que é não-metal, funcionando como uma máscara.

Glow map: define de onde seu material emitirá luz.

Uma boa textura normalmente faz um bom uso dos mapas, porque são eles que acabam dando uma maior qualidade na hora de renderizar o projeto.

No TWINMOTION é possível definir os valores de cada mapa, por exemplo, ao alterar os valores do mapa de “Roughness”; isso irá estabelecer o quão áspero estará o material e o quanto ele irá refletir de luz. Com o valor no máximo, praticamente não terá reflexo de luz e caso o valor esteja no mínimo, ela se tornará um espelho, refletindo toda a luz recebida.

Isso é extremamente importante na hora de fazer a sua escolha, afinal, elas darão a identidade que o seu projeto precisa e caso isso seja mal-executado, acabará acarretando em um resultado não satisfatório. 

Mas caso decida usar alguma densidade que não se encontra na galeria do TWINMOTION, você pode baixá-las da internet e carregá-las no programa, e é nessas horas que sites como “Quixel” irão salvar a sua vida.

Quixel, é um site que disponibiliza texturas e objetos que são escaneados na vida real, garantindo um material extremamente realista.

Caso tenha a licença do TWINMOTION, você também terá acesso gratuito ao catálogo do Quixel, basta associar sua conta da “EPIC” no site da Quixel, que você terá acesso a toda sua variedade de itens.

Mas se caso você ainda não tenha encontrado alguma que se encaixe no seu projeto, você poderá facilmente baixá-las de outros lugares, como o próprio Google imagens, mas lembrando que deve sempre ser pego imagens com a melhor qualidade possível!

Com auxílio de programas de edição de imagem, como Photoshop, por exemplo, você tem uma liberdade ainda maior para defini-las, podendo dar ainda mais profundidade e relevo às texturas, e ao utilizar os mapas corretamente, ela irá atingir o nível de realismo desejado.

O Twinmotion é capaz de renderizar seus projetos com uma qualidade realista graças a sua variedade de texturas disponíveis, dando um cara mais profissional ao seu trabalho.

 

Deixe um comentário