Caixa de medidas Esta caixa é localizada no canto inferior direito e é onde aparecem as medidas dos desenhos modelados. Ao criar seus objetos e editá-los, você digitará as medidas neste espaço, o qual também mostra automaticamente as medidas de uma distância a outra quando algum componente é movido ou modificado. Ferramentas básicas As ferramentas mais básicas do software se encontram nesse espaço superior. Conheça cada um de seus agrupamentos e funções a seguir com os nomes descritos tanto na versão em português e inglês. Selecionar/select: é o ícone que permite selecionar os elementos presentes no projeto para que possam ser modificados ou que alguma ação a partir de outras ferramentas ocorra com tal elemento. Sua função é basicamente igual à seta do mouse no computador. Grupo 4: Orbitar/orbit: a ferramenta é utilizada para rotacionar a câmera do cenário ao redor da própria cena ou de um objeto. Para usar a ferramenta mova o cursor clicado na direção desejada da visão 3D depois de selecioná-la. Panorâmica/pan: ao clicar no ícone você pode mover a câmera no campo de visão para direita e esquerda e para cima e para baixo. Selecione a ferramenta e arraste com o mouse clicado na direção desejada. Zoom/zoom: serve para aumentar ou diminuir o campo de visão da cena. Utilize a ferramenta selecionando-a, clique no cursor do mouse e mova-o, ainda clicado, para cima para aumentar o zoom e para baixo para diminuir. Modelo centralizado/zoom extents: utilizada para centralizar o campo de visão. Basta apenas clicar no ícone. É importante caso o modelo desapareça da tela ou a visualização fique confusa e você precise de uma referência. Grupo 4: Orbitar/orbit: a ferramenta é utilizada para rotacionar a câmera do cenário ao redor da própria cena ou de um objeto. Para usar a ferramenta mova o cursor clicado na direção desejada da visão 3D depois de selecioná-la. Panorâmica/pan: ao clicar no ícone você pode mover a câmera no campo de visão para direita e esquerda e para cima e para baixo. Selecione a ferramenta e arraste com o mouse clicado na direção desejada. Zoom/zoom: serve para aumentar ou diminuir o campo de visão da cena. Utilize a ferramenta selecionando-a, clique no cursor do mouse e mova-o, ainda clicado, para cima para aumentar o zoom e para baixo para diminuir. Modelo centralizado/zoom extents: utilizada para centralizar o campo de visão. Basta apenas clicar no ícone. É importante caso o modelo desapareça da tela ou a visualização fique confusa e você precise de uma referência. Grupo 4: Orbitar/orbit: a ferramenta é utilizada para rotacionar a câmera do cenário ao redor da própria cena ou de um objeto. Para usar a ferramenta mova o cursor clicado na direção desejada da visão 3D depois de selecioná-la. Panorâmica/pan: ao clicar no ícone você pode mover a câmera no campo de visão para direita e esquerda e para cima e para baixo. Selecione a ferramenta e arraste com o mouse clicado na direção desejada. Zoom/zoom: serve para aumentar ou diminuir o campo de visão da cena. Utilize a ferramenta selecionando-a, clique no cursor do mouse e mova-o, ainda clicado, para cima para aumentar o zoom e para baixo para diminuir. Modelo centralizado/zoom extents: utilizada para centralizar o campo de visão. Basta apenas clicar no ícone. É importante caso o modelo desapareça da tela ou a visualização fique confusa e você precise de uma referência. Grupo 4: Orbitar/orbit: a ferramenta é utilizada para rotacionar a câmera do cenário ao redor da própria cena ou de um objeto. Para usar a ferramenta mova o cursor clicado na direção desejada da visão 3D depois de selecioná-la. Panorâmica/pan: ao clicar no ícone você pode mover a câmera no campo de visão para direita e esquerda e para cima e para baixo. Selecione a ferramenta e arraste com o mouse clicado na direção desejada. Zoom/zoom: serve para aumentar ou diminuir o campo de visão da cena. Utilize a ferramenta selecionando-a, clique no cursor do mouse e mova-o, ainda clicado, para cima para aumentar o zoom e para baixo para diminuir. Modelo centralizado/zoom extents: utilizada para centralizar o campo de visão. Basta apenas clicar no ícone. É importante caso o modelo desapareça da tela ou a visualização fique confusa e você precise de uma referência. Grupo 1: Borracha/eraser: permite apagar linhas e excluir entidades. Pode ainda suavizar ou ocultar arestas. Para utilizá-la, selecione a ferramenta e arraste por cima dos elementos a serem apagados. Linha/line: o ícone do lápis desenha linhas em qualquer sentido e de qualquer tamanho. Há também a opção de desenho “mão-livre”. Selecione a ferramenta e arraste o mouse com o cursor clicado para criar a linha. Arco/arc: o ícone de uma linha arqueada permite criar arcos em diversos ângulos e tamanhos. Há as opções de arcos com 1, 2 ou 3 pontos ou criar a própria angulação. Para criar o arco, clique no ponto inicial de sua formação e no ponto final. Mova o mouse para “desenvolver” sua extensão. Formas/shapes: dentre as formas encontram-se a retangular, retangular rotacionada, circular e poligonar. As formas podem ser criadas em qualquer sentido e tamanho. Clique no ícone e arraste o cursor do mouse para expandir ao tamanho e sentido desejado para a forma. Grupo 2: Empurrar/Puxar/push/pull: utilizada para expandir ou retrair o volume da geometria dos modelos. Selecione a ferramenta e clique na face que você deseja expandir ou retrair, movendo o cursos para criar ou diminuir o volume. Equidistância/offset: cria cópias de linhas e faces que estejam a uma distância uniforme das entidades originais. Sua ação a uma face sempre resultará na criação de uma nova. Você pode digitar na caixa medidas a distância precisa que deseja as linhas ou faces. Para botá-la em ação, clique na que quiser duplicar e em seguida no ícone da Equidistância. Mova o cursor para dentro ou fora ou digite a distância. Mover/move: move os objetos aleatoriamente ou com precisão pela cena. Para mover aleatoriamente, selecione o objeto e o direcione para qualquer lugar da cena. Para mover a um local específico ou com precisão, especifique o novo comprimento de deslocamento durante a ação. A ferramenta ainda possibilita a mudança do ângulo do objeto ao clicar e deslocar os símbolos “mais” (+). Rotar/rotate: a ferramenta é utilizada para rotar, alongar, distorcer ou copiar entidades ao longo de um caminho arredondado. O objeto pode ser rotacionado em três diferentes planos no ambiente tridimensional. Para acionar a ferramenta, selecione-a e escolha a face do elemento a ser rotacionado. Selecione o ínício do movimento e o faça até a posição desejada. Escala/scale: o ícone permite aumentar e diminuir o tamanho de um objeto ou ainda alongar ou estreitar o comprimento de uma de suas faces. Para utilizá-lo é só clicar no objeto e arrastar o quadradinho da função escolhida. Grupo 3: Fita métrica/tape measure tool: é usada para medir distâncias entre dois pontos. Para utilizar, clique no ponto inicial da medida e mova o cursos ao ponto final. A distância medida aparecerá na caixa de medidas abaixo. Texto/text: ao clicar no ícone o SketchUp permitirá que você insira textos em seu projeto e ainda os relacione como os elementos presentes ali, a fim de especificá-los. Pode ser útil ainda para criar legendas para o projeto e lembretes. Ao especificar elementos, selecione o ícone, clique no elemento e arraste o mouse para cima ou para o lado. Abrirá o espaço para inserir o texto, onde você poderá especificar. Pintura/paint bucket: essa ferramenta é utilizada para pintar os componentes com os materiais que escolher. Para utilizá-la, selecione-a e depois selecione na janela de materiais o material a ser utilizado. Grupo 4: Orbitar/orbit: a ferramenta é utilizada para rotacionar a câmera do cenário ao redor da própria cena ou de um objeto. Para usar a ferramenta mova o cursor clicado na direção desejada da visão 3D depois de selecioná-la. Panorâmica/pan: ao clicar no ícone você pode
mover a câmera no campo de visão para direita e esquerda e para cima e para baixo. Selecione a ferramenta e arraste com o mouse clicado na direção desejada. Zoom/zoom: serve para aumentar ou diminuir o campo de visão da cena. Utilize a ferramenta selecionando-a, clique no cursor do mouse e mova-o, ainda clicado, para cima para aumentar o zoom e para baixo para diminuir. Modelo centralizado/zoom extents: utilizada para centralizar o campo de visão. Basta apenas clicar no ícone. É importante caso o modelo desapareça da tela ou a visualização fique confusa e você precise de uma referência. Adicionar localização/add location: a ferramenta é integrada ao Google Earth e permite que você posicione seu projeto em qualquer lugar do mundo, apenas inserindo as informações necessárias. Para adicionar a localização, clique no ícone e digite o nome da localização. Clique em “pesquisar/search” e a localização procurada aparecerá. Clique em “selecionar região/select region” ao lado e especifique a imagem para localizar o local. Clique em “capturar/grab” e a imagem aparecerá bloqueada na área de trabalho. Para desbloquear, clique com o botão direito do mouse e escolha “desbloquear/unlock”. Adquirir modelos/get models: essa ferramenta permite que você faça download de modelos 3D já prontos no “depósito” 3D do SketchUp. É só pesquisar pelo o que você procura, clicar no elemento e fazer seu download. Assim, você pode inserir o modelo direto no seu projeto. Depósito de extensões/extension wirehouse: a ferramenta te mostra um local com diversas extensões de variadas finalidades e usos no SketchUp para que você possa procurar pelo o que precisa e fazer seu download. Seu funcionamento é semelhante à ferramenta descrita acima. LayOut/LayOut: permite que você mande seu projeto para o software SketchUp LayOut.
Deixe um comentário