Soluções econômicas para engenharia!

RapidFPS – Sprinklers automáticos de água

Projeta e calcula instalações de combate a incêndio compostas por aspersores automáticos de água, hidrantes e hidrantes equipados

Características gerais

 

Projeta e calcula instalações de combate a incêndio compostas por aspersores de água automáticos, hidrantes ou hidrantes equipados. O seu funcionamento está baseado no Regulamento de Instalações de Proteção Contra Incêndio ( RD 513/2017, de 22 de maio ), Segurança contra Incêndio em Estabelecimentos Industriais ( RD 2267/2004, 3 de dezembro ) e nas  normas U NE-EN 12845: 2016 e UNE-EN 23500 : 2012 .

Bases de dados

Possui uma biblioteca gráfica com símbolos de abastecimento de água e grupos de bombeamento, sprinklers, hidrantes equipados (BIE), hidrantes (CHE), válvulas, etc. por meio do qual o diagrama de instalação é facilmente desenhado.

Ele também contém um extenso banco de dados de modelos de tubos, válvulas e sprinklers.

O desenho e o layout da instalação podem ser feitos na planta baixa do prédio, colocando cada elemento em sua posição relativa. Este desenho pode ser carregado de um programa CAD por meio de um arquivo do tipo DXF, DWG, embora outros formatos como BMP ,  TIFF ,  JPEG ,  GIF , PDF , etc. também sejam suportados .

O programa permite definir uma zona ou setor de incêndio identificando seu perímetro na planta baixa do edifício. A seguir, define-se o tipo de atividade que se realizará no interior para que o programa determine os parâmetros de desenho da instalação e consiga distribuir geometricamente os aspersores e ramais sobre o espaço disponível.

Cada zona de sprinklers pode ser tratada por meio de dois tipos de parâmetros de projeto: densidade de projeto + área de operação ou Pressão mínima + número de sprinklers ativos.

Cada zona de sprinklers pode ser tratada por meio de dois tipos de parâmetros de projeto: densidade de projeto + área de operação ou Pressão mínima + número de sprinklers ativos.

A guia Distribuição da planta automatiza o desenho dos sprinklers de acordo com os seguintes critérios:

Normal ou escalonado: Número de ramais e número de sprinklers por ramal,

Defina as distâncias entre ramos e aspersores,

Tubos pré-fabricados com sprinklers a 3m.

ROwin desenha todos os sprinklers na área e seus ramos de conexão de acordo com os critérios selecionados. Para concluir a instalação, resta apenas rastrear os coletores até o ponto de verificação.

Processo de cálculo

ROwin tem dois métodos de cálculo hidráulico:

UNE-EN 12845: 2016 Seção 13 para sistemas totalmente calculados

NFPA 13 Seção 22.4 Procedimentos de cálculo hidráulico .

O ROwin é capaz de determinar a área coberta por cada sprinkler (de acordo com o método da norma) e verificar se fica dentro dos limites impostos pelo tipo de risco. Ele também faz algumas verificações sobre as distâncias mínimas a serem mantidas.

 

 

Realiza cálculos hidráulicos completos, sem limitação do número de elementos, e para instalações de qualquer tipo, mesmo combinações dos mesmos:

Ramificado,

No ringue,

Na grade e

Misturado.

Duas opções de cálculo facilitam a detecção da área de operação pior e mais favorável e a seleção do grupo de quatro sprinklers de referência. É possível definir quantas áreas de operação forem necessárias para simular totalmente o comportamento da instalação.

Além das áreas de operação e premissas automáticas, o ROwin permite definir as Premissas do Usuário , que consistem em grupos de sprinklers, BIE e / ou CHE que devem operar simultaneamente. Desta forma, é possível simular qualquer comportamento da rede de incêndio.

O painel de hipóteses mostra todas as hipóteses operacionais definidas, e permite ativar ou desativar cada uma delas através da sua verificação, para que os processos de cálculo as levem em consideração ou não respetivamente. Esta funcionalidade acelera consideravelmente o estudo de instalações complexas com uma ampla variedade de hipóteses operacionais.

Tem como função o pré – dimensionamento de todos os elementos da instalação:

Diâmetros de tubos,

Tamanho do sprinkler,

Classe de suprimentos,

Cano de sucção,

Pressão no grupo de bombeamento, etc.

Outra função de cálculo denominada Simular a pressão constante permite verificar o funcionamento de uma instalação previamente dimensionada, ou realizar testes funcionais escolhendo diferentes áreas de operação.

A opção Simular curva de bombeamento verifica a operação real da instalação quando as características nominais do grupo de bombeamento são conhecidas. Para cada área de operação ou hipótese de operação, obtém-se a curva característica da instalação e o ponto de operação na curva de bombeamento. Esses resultados podem ser refletidos tanto nos documentos de memória quanto nos gráficos das Curvas de Bombeamento .

Permite realizar avaliações visto que é possível fixar as dimensões de todos os elementos da instalação e realizar os cálculos verificando se se obtêm as pressões de descarga e densidades admissíveis.

Entre outros cálculos, dimensiona e verifica o circuito de sucção da rede de abastecimento de água, verificando a velocidade na tubulação e o NPSH disponível da bomba.

É capaz de representar os seguintes elementos no plano , de forma que é extremamente fácil gerar a documentação gráfica do projeto:

qualquer área de operação,

as superfícies de cobertura individuais de cada sprinkler,

o grupo de sprinklers de referência,

a direção dos fluxos de água nos tubos, etc.

É possível etiquetar qualquer parâmetro da instalação no plano , além disso, o desenho pode ser modificado através das opções de edição gráfica antes de enviá-lo para impressão. Também é possível enviar para um arquivo no formato DXF ou DWG para processamento em um programa CAD.

Listas de materiais e memórias de cálculo são geradas . Esta documentação pode ser visualizada diretamente no programa ou enviada para um processador de texto Windows (nos formatos RTF, TXT ou HTML) para impressão, armazenamento ou modificação.

Também é possível gerar um relatório do tipo “Relatório NFPA13” em inglês, de acordo com a seção “Relatórios Hídricos Gerados por Computador” da edição NFPA13 2013 e posteriores:

Uma opção para obter medições no formato FIEBDC também está incluída.

Permite consultar os resultados do cálculo na tela por meio de rótulos informativos denominados tooltips :

A opção ” Resultados / Representação 3D ” permite obter uma vista tridimensional da instalação para verificar o correto posicionamento de todos os elementos. A janela de representação 3D contém todos os controles necessários para visualizar a instalação de qualquer ângulo e tamanho de zoom. Além disso, permite ativar os rótulos informativos na tela (tooltips), e exibir os dados relativos aos cálculos de cada elemento por onde passa o cursor do mouse.

A janela de representação 3D também contém uma opção para gerar uma projeção rotulada da instalação no plano .

Especificações do produto

Tipo programa básico
Interface gráfica
Entrada de dados gráficos CAD 2D com visualização 3D
ContentImportação DXF / DWG
sim
Importação BMP, JPEG, GIF, PNG, TIFF, ...
sim
Exportação DXF / DWG
sim
Exportar IFC
Sim (IFC2X3 E IFC4)
Exportar SVG
Sim
Normativo Regulamento de Instalações de Proteção Contra Incêndio (RD 1942/1993, 5 de novembro)
Normativo
Segurança contra incêndios em estabelecimentos industriais (RD 2267/2004, 3 de dezembro)
Normativo
Padrão UNE EN 12.845: 2016
Normativo
Padrão UNE EN 23.500: 2012
Memória de projeto
Sim (documento RTF)