Soluções econômicas para engenharia!

RapidDUCT – Distribuição de ar

Projeto e cálculo de instalações de distribuição de ar por dutos de ar condicionado, ventilação e extração.

Características gerais

Programa para o projeto de qualquer instalação de distribuição de ar canalizado . É indicado para tratar instalações de ar condicionado , ventilação e exaustão . Calcular o tamanho dos dutos (seção retangular e circular), selecionar as portas de descarga e sucção, dimensionar e escolher o ventilador, simular o comportamento do acoplamento ventilador-rede, etc. Desenha automaticamente a planta baixa da instalação com todos os seus elementos em escala. Use o método de cálculo descrito em ASHRAE . FUNDAMENTOS DO MANUAL . 1997

Banco de dados

possui um grande banco de dados de pontos de distribuição , modelos de dutos e ventiladores comerciais.

Cada zona de sprinklers pode ser tratada por meio de dois tipos de parâmetros de projeto: densidade de projeto + área de operação ou Pressão mínima + número de sprinklers ativos.

Entrada de dados

Possui biblioteca com símbolos de difusores , grades , filtros , portões , etc. por meio do qual o diagrama de instalação é facilmente desenhado.

O desenho e layout das condutas podem ser feitos na planta baixa do edifício, colocando cada elemento de distribuição na sua posição real. Este desenho pode ser carregado no programa a partir de um CAD usando um arquivo DXF ou DWG .

Processo de cálculo

Você pode escolher entre dois métodos de cálculo para o impulso :

Fricção constante ou

Recuperação estática

e também Velocidade Constante para a rede de retorno ou extração .

Podem ser calculadas instalações compostas por múltiplos subsistemas , cada um com seu impulso e retorno simultaneamente.

Permite realizar avaliações uma vez que podem ser configurados os tamanhos dos dutos e as dimensões das bocas para realizar os cálculos verificando se as pressões e vazões desejadas são obtidas.

O programa calcula o tamanho dos dutos, bem como todos os parâmetros hidráulicos da rede: pressões , fluxos , velocidades , perdas , balanceamento , etc.

Cálculo do tamanho dos bicos e suas variáveis ​​no ponto de operação: Vazão , velocidade de saída , nível de som , perda de pressão , alcance

Você pode selecionar o tipo de duto em cada seção (circular, retangular, fibra, folha de metal, etc.), se sua altura é limitada ou não, o número e tipo de acessórios, etc.

Resultados

Faça o layout completo de todos os elementos da rede desenhando-os em plano à escala, incluindo todas as transformações , derivações , cotovelos , reuniões , etc.

Possibilidade de seleção do tipo de cotovelo (curvo, reto, formado por vários segmentos ou chanfrado), raio variável dos cotovelos, ângulo de ampliações / reduções ajustáveis ​​às necessidades, conexões retas ou cônicas para dutos de seção circular, derivações no sentido vertical ou horizontal, etc.

Os parâmetros de funcionamento do ventilador são calculados, mas o funcionamento também pode ser verificado com outro com características diferentes.

É possível rotular qualquer parâmetro de um elemento no plano, além disso, o desenho pode ser modificado antes de enviá-lo para impressão ou enviá-lo para um arquivo no formato DXF ou DWG .

Listas de materiais e memórias de cálculo são geradas. Esta documentação é apresentada pelo editor padrão do Windows para impressão, armazenamento ou modificação.

Também é possível gerar um relatório do tipo “Relatório NFPA13” em inglês, de acordo com a seção “Relatórios Hídricos Gerados por Computador” da edição NFPA13 2013 e posteriores:

Especificações do produto

Tipo programa básico
Interface gráfica
Entrada de dados gráficos CAD 2D
Importar DXF / DWG
sim
Exportar DXF / DWG
sim
Importar BMP, JPEG, GIF, PNG, TIFF, ...
sim
Exportar SVG
Sim
Memória de projeto
Sim (documento RTF)
Exportar medidas no formato FIEBDC (BC3)
Sim