A telha hidropônica é o material que torna possível plantar e cultivar em telhados, paredes ou muros de uma forma sustentável.
A necessidade de levar mais verde nas construções e projetos é uma tendência que não para de crescer. Essa é a razão que motiva inúmeros profissionais a irem atrás de soluções urgentes para o bem do nosso planeta: a telha hidropônica é uma delas.
Conhecida também como Kaatop a criação do engenheiro e agrônomo Sérgio Rocha, é a responsável por tornar possível o cultivo de diversas espécies de plantas ou alimentos no meio da cidade.
Telhados verdes e jardins suspensos são promessas para dominar os espaços urbanos, e para tirar essas ideias do papel além dos softwares de construção como o GstarCAD, Twinmotion, metodologia BIM é preciso ter materiais que tornem os projetos em realidade.
Se analisarmos as questões sustentáveis que estão em alta, não tem como mudar o clima de verdade sem considerar os telhados e as coberturas das obras.
É claro que existem as preocupações com danos por conta da impermeabilização, sobrepeso, falhas na drenagem entre muitas outras. Pensando nisso, a tecnologia entra em ação para simplificar tanto que só é preciso instalar e plantar.
Funciona da seguinte forma, com essa telha têm como plantar o próprio alimento cultivando até 20 mudas ornamentais ou agrícolas por metro quadrado. Esse é um diferencial muito interessante para a maioria dos clientes, que se preocupam com o meio ambiente.
Desenvolvida com biomimética com o objetivo de trazer soluções responsáveis com a natureza, é basicamente uma telha sanduíche com furos e um sistema interno que possibilita a passagem da irrigação.
E mesmo quando está desativado a condensação produzida pela telha, reduz o consumo sem precisar de grandes recursos na hora de instalar.
Para que tudo funcione é importante que a estrutura seja bem feita, levando em consideração os problemas geotécnicos que podem ser solucionados pelo GEO5.
A aplicação versátil permite que o rústico se junte ao moderno, que além de bonito é muito útil em vários aspectos para a vida útil da obra. Seja no paisagismo ou na agricultura urbana, o potencial de possibilidades é um prato cheio para o futuro.
Com a expectativa de distribuição para o mercado ainda esse ano, o interesse dos investidores no mercado só aumenta. E não é para menos, o movimento de esverdear os centros urbanos tem muito espaço para crescer.
É mais do que necessário repensar os nossos padrões e técnicas de construção, a arquitetura e engenharia têm um papel fundamental nisso.
Quer fazer parte dessa adaptação verde ao novo mundo? Tenha a Soluções CAD como sua parceira, e projete com os melhores softwares para usar materiais como esses na obra!
Deixe um comentário