Esta é a base de todo o projeto para que o progresso da obra aconteça. A topografia é a responsável por identificar os desníveis, relevo, declives e aclives que podem afetar os resultados da construção.
Detalhes como esses precisam ser específicos para evitar acidentes, por isso o uso de softwares específicos de construção como o GEO 5 se fazem tão necessários nesta tarefa.
Só que a topografia não precisa ser limitada apenas às questões técnicas de fundações e taludes, por exemplo. Além do fator da segurança, um projeto topográfico pode ser a solução para muitas questões sustentáveis na hora de construir.
Seja na arquitetura ou na engenharia, a intervenção na natureza existe para concluir os projetos, mas ela pode ser quase inexistente com o uso da topografia.
Projetar com as mesmas características do terreno traz esses benefícios ao usar elementos naturais que reforçam a ideia de acolhimento, já que todo o projeto acaba sendo integrado ao ambiente da construção.
Desta forma não tem como separar a topografia dos projetos!
Sem falar que esta é uma ótima oportunidade para unir espaços externos e internos que aproveitam a iluminação e ventilação natural das paisagens.
Essa conexão valoriza os níveis do solo para fazerem parte dos conceitos e ideias que saem do papel.
Manter os aspectos originais traz aquele ar de minimalismo, mantendo a responsabilidade profissional com o meio ambiente.
Todas essas alternativas ajudam nos processos criativos de produção, graças aos materiais que são aproveitados na estrutura do projeto.
Isso pode ser feito desde os desenhos automatizados no GstarCAD até as renderizações 3D em tempo real nas imagens de alta qualidade do Twinmotion.
Tudo isso é para que a área da construção seja totalmente adequada para receber o projeto. São dimensões e propriedades do solo e outros níveis que revelam essas informações para todas as fases e envolvidos na obra.
Quer explorar mais do seu projeto com a topografia no seu portfólio? Conte com o arsenal de softwares da Soluções CAD para fazer projetos topográficos completos!
Deixe um comentário