Soluções econômicas para engenharia!
tudo sobre arquitetura forense

O que é a arquitetura forense?

2 de setembro de 2022 Nenhum comentário

A arquitetura forense é uma das vertentes da arquitetura moderna, usada muitas vezes em circunstâncias judiciais.

A perícia é a análise técnica de uma situação, fato ou estado redigida por um especialista numa determinada disciplina e ela existe em vários campos do mercado de trabalho e com a arquitetura não é diferente. A perícia arquitetônica demonstra o poder de um ambiente construído como uma ferramenta para contar histórias.

Basicamente, a arquitetura forense investiga ambientes construídos que tenham alguma relação com um crime ou processo judicial, visando descobrir a causa dos danos e deterioração de construções.

Um arquiteto forense tem a tarefa de analisar circunstâncias, questões dos edifícios e sugerir soluções de maneira totalmente imparcial, mesmo que muitas vezes eles apenas identifiquem e previnam problemas em construções.

Os arquitetos também têm como objetivo encontrar evidências legítimas que possam ser usadas em novas estruturas. Isso evita imprevistos ou auxilia na procura de soluções para algum tipo de problema em ambientes determinados.

A arquitetura forense surgiu em 2010, o termo começou a ser utilizado para se referir a um ambiente construído e utilizado para investigar uma ampla gama de crimes, incluindo violações de direitos humanos, violações do Estado e de empresas.

Esse tipo de arquitetura oferece uma alternativa viável de divulgação de provas para crimes cometidos contra algum indivíduo, como em casos de violência. 

Não seria exagero dizer que é como se o ambiente contasse uma história, então a perícia forense traduz essa história para construir fatos e argumentos que possam ser usados para benefício social, judicial e mercadológico. 

Graças à enorme variedade de tecnologias e softwares disponíveis para um arquiteto forense, recriar uma situação testemunhada por alguma pessoa torna-se uma tarefa mais simples, ajudando a reconstruir a experiência pela qual a testemunha passou naquele local.

Outro fator relevante sobre a arquitetura forense é o fato de que sua participação em um ambiente não é realizada apenas pós-construção, ela participa de várias etapas de um projeto, como prevenção de problemas e para aumentar a qualidade do resultado final.

A arquitetura forense pode parecer algo específico, mas não é, ela é usada para resolver coisas simples como uma pessoa alegando que existe uma infiltração em seu apartamento, até coisas mais graves como um desabamento, por exemplo.

Por isso, um bom programa de arquitetura faz toda a diferença e um bom desempenho gera melhores resultados. O GstarCAD é a melhor escolha, um software otimizado que irá te fornecer as ferramentas necessárias para solucionar seus problemas arquitetônicos.

 

Deixe um comentário