O GEO5 é um programa muito completo! Ele conta com mais de 30 módulos diferentes, cada um atendendo uma finalidade específica. Entre esses tantos módulos estão os “Verificações de Contenções” e o “Projeto de Contenções”.
É comum haver dúvida quanto à diferença entre esses dois programas, já que eles possuem nomes tão parecidos. Para entender melhor essa questão, vamos entender primeiro, o que cada um deles faz.
Os dois programas tratam sobre o dimensionamento geotécnico e estrutural de contenções flexíveis (cortinhas de estacas, estacas-prancha, parede diafragma, etc). Contudo, enquanto o programa Projeto de Contenções apresenta métodos determinísticos, o Verificação de Contenções apresenta um método de interação solo-estrutura. É válido ressaltar que o programa Projeto de Contenções é recomendado para cortinas em balanço ou com um tirante/apoio e o Verificação de Contenções para cortinas em balanço ou multiancoradas/multiapoiadas.
O programa “Projeto de Contenções” é usado para projetar rapidamente cortinas de contenção não ancoradas e ancoradas (cortina de estacas-prancha, cortinas de estacas, parede diafragma, parede tipo Berlim, parede de estacas). Os resultados mostram a ficha necessária, as forças internas sobre a estrutura e as forças nas ancoragens. O programa fornece a verificação de seções transversais de concreto armado, aço ou madeira, segundo as normas. Portanto, ele entrega:
– Cálculo da ficha necessária;
– Esforços na seção da cortina (momento fletor e esforço cortante);
– Dimensionamento estrutural da cortina;
– Reações de apoio por conta de tirantes, estroncas e apoios.
– Verificação em etapa única, permitindo um dimensionamento rápido da contenção.
O programa “Verificação de Contenções” permite realizar um dimensionamento avançado de paredes de contenção (parede de estacas-prancha, parede moldada, muro tipo Berlim, cortina de estacas) através do método de análise elasto-plástico não linear. O programa entrega os seguintes resultados:
– Pressões e deformações ao longo de toda cortina;
– Verificação de equilíbrio interno do sistema com todos os tirantes (cunhas de ruptura locais);
– Verificação de capacidade de carga de solo de fundação adaptado à contenções;
– Verificação à ruptura e arrancamento dos tirantes;
– Verificação de aduelas e escoras;
– Verificação das seções estruturais de concreto armado, aço e madeira, segundo as normas:
– Análise da contenção por etapas, permitindo obter resultados para cada etapa construtiva, além da condição final.
Ou seja…
Enquanto o “Projeto de Contenções” realiza o dimensionamento básico do comprimento de estrutura necessário, as forças internas na estrutura e a verificação da secção transversal, o “Verificação de Contenções” realiza análises avançadas de muros ancorados multiplamente (incluindo deslocamentos da estrutura) utilizando o método elasto-plástico não-linear.
Deixe um comentário