Soluções econômicas para engenharia!
O design justice é a manifestação de princípios, para reparar a falta histórica de direitos dos movimentos sociais na construção da sociedade.

Você sabe o que é design justice?

17 de maio de 2022 Redação Nenhum comentário

O design justice é a manifestação de princípios, para reparar a falta histórica de direitos dos movimentos sociais na construção da sociedade.
O design está presente em muitas partes da nossa vida, uma dessas funções é redesenhar cidades, produtos, serviços e ambientais com o objetivo de reparar problemas históricos. Essa atividade é conhecida como design justice, uma prática surgiu por causa de debates e diálogos a respeito da falta de diversidade nos ambientes da sociedade, isso é o resultado da força dos movimentos que lutam pelas causas sociais. 
Repensar a prioridade dos processos dos projetos, é mais do que uma tendência se tornou uma necessidade de centralizar as pessoas que são excluídas e a partir disso, colocar em prática técnicas criativas que ajudem nos desafios das minorias. Que estão cada vez mais empoderadas, através da internet e das redes sociais para assumirem os lugares de destaque graças ao acesso à informação. 
Graças a toda essa ação coletiva, a ideia de projetar e criar sem antes pensar nas ações ou consequências não existe mais. É preciso assumir a responsabilidade de avaliar todo o contexto, antes de tomar qualquer tipo de atitude, caso contrário, vários tipos de prejuízos podem acontecer.
 
Marcas, empresas e profissionais que não adotam essa mudança, começam a perder clientes por não terem um posicionamento em relação a essas pautas. Afinal, hoje em dia as pessoas realmente estão interessadas por esse tipo de coisa, tanto que chegam a deixar de comprar e fazem protestos contra aquilo que não estão de acordo. 
É fundamental que os profissionais que fazem parte deste ramo, saibam da importância de participar desta categoria de design. Por enquanto, esse é um trabalho específico feito por alguns escritórios interessados nisso, mas o ideal é que isso seja algo natural e comum, para mudar o cenário antes das situações ficarem radicais, como a derrubada de monumentos e estátuas que fazem homenagem a símbolos de agressões. 
O fato é que precisamos admitir as falhas inadequadas do passado, nos espaços que definiram a maneira atual dos projetos com preconceitos e injustiça que acabou sendo o padrão. Precisamos nos preocupar em construir lugares que ofereçam o bem-estar para todos, os softwares se encaixam nesse contexto. 
 
Colocar em prática esse lado comunitário, em relação à classe, raça, gênero, sexualidade e igualdade, só funciona com a intenção de melhorar o mundo de um jeito sustentável, priorizando os níveis de impactos projetados pelo design.
Aproveitar todo esse conhecimento e aplicar em renderização em tempo real, realidade virtual e imersiva facilita essa dimensão de ativismo coletivo. 
 
Continuar com esse pensamento de usar o design de propósito, a longo prazo vai afetar a política e economia o que vai oferecer muitas oportunidades para se explorar. Por isso, continue investindo em softwares autorizados para participar desta revolução, passando credibilidade neste compromisso de longo prazo. 
 
Quer fazer parte desta causa? Entre em contato com a Soluções CAD e garanta as suas ferramentas, para ajudar a construir um mundo melhor para todos!

Deixe um comentário